top of page

Qual o objetivo de uma terapia de casal?

A terapia de casal tem por objetivo trabalhar a dinâmica relacional do casal, ou seja, é deixar claro como cada um deles atua ou participa na relação e porque o fazem como fazem. Para o terapeuta de casal, o que está em questão é o que acontece "entre" as pessoas, o que é diferente do que acontece "na" pessoa. Existe algo que diz respeito ao casal enquanto relacionamento e existe outra coisa que é da pessoa enquanto no relacionamento, a chave central para decidir que tipo de tratamento propor passa por determinar o que é do casal, e o que é da pessoa no relacionamento. 

Como funciona uma Terapia de Casal?

Os encontros são semanais, com duração de 50 minutos, o atendimento ocorre sempre em dupla, caso não seja possível o casal comparecer, a sessão deve ser cancelada com antecedência. Casais que procuram a terapia de casal suspeitam que o que vai mal, tem mais a ver com a relação do que com eles, como indivíduos, e é sobre isso que se fala na sessão. O casal passa a ter um espaço em que possa se comunicar, colocar suas angústias, sofrimentos, queixas e consiga ser ouvido. 

O que se "trata" em uma Terapia de Casal?

O psicoterapeuta tratará o vínculo do casal, de forma que não apenas um seja responsabilizado pelo resultado da relação, e sim ambos. É uma construção conjunta, com o objetivo de tornar claro os tipos de questões que são responsáveis pelo conflito e como esses conflitos são administrados por ambos. A terapia de casal é um "trabalho" conjunto que precisa do engajamento de ambos. É por luz no que, para o casal é nebuloso ou desconhecido. Dessa forma promover um conhecimento tanto de si mesmo quanto do parceiro e da relação.

O que não propõe a Terapia de Casal?

Veja, assim como cada indivíduo é único e tem suas particularidades, assim também são os casais, isso posto, a terapia de casal não pretende ser um conjunto de instruções, ou ter um plano de ação sobre determinada situação, não é uma ciência cheia de normas e procedimentos. Não propõe ao casal uma adequação a algum modelo de funcionamento, não existe um modelo ou o "certo", não tem como objetivo "salvar" o relacionamento de sua dissolução e sim promover um crescimento psíquico acerca da situação e do relacionamento. É ajudar o casal a pensar e decidir o que é melhor para ambos.

Como você se tornou uma Terapeuta?

Minha atuação na área de casais não se iniciou pelas especializações e sim por minha própria busca em compreender o porquê agimos, pensamos e decidimos da forma como o fazemos. Então, após anos atuando como comunicóloga em empresas, desenvolvendo material para treinamento em desenvolvimento humano, atuando também como docente sobre o mesmo assunto, decidi ir além no que de fato nos constitui como indivíduos, nossa subjetividade. Enfim, decidi me submeter a análise Psicanalítica....era o passo que precisava para me aprofundar na técnica e seus benefícios. Desde então, dedico parte de meu tempo à teoria Psicanalítica tendo como base os conceitos Freudianos e autores que se propuseram a pensar a psicanálise vincular, enfim, algo a que me dedico e que para mim é uma paixão.

Andrea Caetano        © 2020         Jundiaí  - SP             Todos os direitos reservados

bottom of page